O Projeto Fartura – Comidas do Brasil, maior plataforma de gastronomia do país, abre o ano de 2020 com ótimas novidades: a produção audiovisual “O Mestre da Farinha” ficou em terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World’s Tourism Film Festival.

Com o prêmio japonês, o curta produzido pelo Fartura, com direção de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produção de Adriana Benevenuto, contabiliza sua terceira medalha. Em 2019, esteve no pódio como “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários” de um dos mais importantes festivais de cinema de turismo do mundo, o ART & TUR, em Portugal.

“O Mestre da Farinha” conta a história do “Seu Bené”, da cidade de Bragança, no Pará. Com mais de 70 anos de idade e considerado um mestre, ele mantém uma tradição amazônica centenária e produz, ainda hoje, a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.

As gravações aconteceram durante uma Expedição Fartura, viagens de pesquisa que percorrem todo o Brasil em busca de personagens, ingredientes e receitas. A próxima Expedição cai na estrada no dia 2 de março e revisita o nordeste do Brasil. Comandada pela curadora Luiza Fecarotta, a comitiva passa pelos estados de Pernambuco, Alagoas e Recife.

Todas as viagens são registradas e disponibilizadas em forma de conteúdo no site e redes sociais do projeto. E servem também como base para a curadoria dos Festivais Fartura, que em 2020 tiveram a sua estreia em Conceição do Mato Dentro, em janeiro. A próxima parada será em Brasília, nos dias 25 e 26 de abril. O Festival Fartura passa também, ainda este ano, por São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Tiradentes, Lisboa, Fortaleza e Belém.

Assista “O Mestre da Farinha”:

 

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 264 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

 

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais.

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