Me diga se já aconteceu com você: um filme super interessante aparece na sua timeline e nada de você achar uma sala de cinema para ver.

No meu caso, há alguns anos eu espero para ver no streaming (no começo no NET Now, nos últimos anos na AppleTV ou até na Netflix). Mas alguns filmes pedem a telona, a imersão no cinema, a pausa na vida para entrar naquela outra vida que só uma sala de cinema dá.

Acostumada as salas de cinema cult de Curitiba (além de ter estudado o idioma francês durante o Ensino Médio, eu fiz faculdade na Praça Santos Andrade, no caminho para estas salas onde passavam os filmes diferentões, mas de qualidade), aqui em Sampa eu sentia porque tem tanto cinema em shopping, mas para ver algum filme fora dos lançamentos super comerciais, só indo para a Av. Paulista, Consolação, Augusta.

Mais gente devia sentir isso, pois um projeto lançado nesta semana promete ajudar a resolver esta “falha”:

Caixa de Pandora pretende fortalecer a exibição de filmes independentes, de diversas nacionalidades, em cidades que atualmente não costumam receber esse tipo de produção.  

Quinzenalmente, 25 salas da rede Cinépolis, em 16 estados, abrirão espaço na programação para exibir conteúdo audiovisual culturalmente diversificado. A curadoria fica por conta da distribuidora Pandora Filmes, que completa 30 anos de mercado em 2019. Pretende-se, assim, promover e fomentar o cinema independente para além das grandes capitais brasileiras.  

A partir de abril de 2019, a Cinépolis começa a exibir em sua programação filmes inéditos nacionais e internacionais, de diretores consagrados e jovens talentos, com passagens nos festivais mais importantes mundo afora, como Cannes, Sundance, Veneza, Berlim e Toronto, que já fazem parte do histórico da Pandora Filmes.

O primeiro longa a ser exibido pelo Caixa de Pandora é o francês “Quando Margot Encontra Margot”, de Sophie Fillières, protagonizado pela premiada atriz Sandrine Kimberlain, em 4 de abril. Ainda em abril, no dia 18, estreia o polêmico “O Mau Exemplo de Cameron Post”, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.  

Na primeira semana de maio, chega às telas da Cinépolis o novo longa da diretora Gabriela Amaral Almeida, “A Sombra do Pai”, com Julio Machado e Nina Medeiros. E no dia 16 de maio, “Compre-me um Revolver”, longa mexicano de Julio Hernández Cordón, exibido no último Festival de Cannes.  Sobre os filmes 

04/04 – Quando Margot Encontra Margot 
Margot (Agathe Bonitzer), 25 anos, tem uma vida despreocupada, pontuada por frequentes noitadas em Paris. Uma noite, durante uma festa, ela conhece outra Margot (Sandrine Kimberlain), 20 anos mais velha. Detalhes curiosos e grandes semelhanças fazem com que elas descubram que são a mesma pessoa em fases diferentes. Na manhã seguinte, no mesmo trem para Lyon, elas se deparam com Marc (Melvil Poupaud), o ex de uma delas, cujo charme desperta grande atração em ambas. Daí em diante, Margot e Margot acharão cada vez mais difícil se desligar uma da outra e também de Marc. Como seria reencontrar o seu próprio eu? Isto é o que Margot e Margot irão descobrir.   

18/04 – O Mau Exemplo de Cameron Post 
Cameron Post (Chloë Grace Moretz) era considerada uma adolescente comum até que foi pega beijando outra menina. Por isso, é mandada para um centro de terapia de conversão que corrige adolescentes com atração por pessoas do mesmo gênero. No local, em meio a tantas atividades estranhas, conhece outros jovens gays na mesma situação que ela, e finalmente a garota sente que encontrou sua turma.   

02/05 – A Sombra do Pai 
Quando uma criança é obrigada a virar o “adulto da casa” porque seu pai está doente e a sua mãe, morta, há uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga. E a paternidade frustrada, em condenação.  

16/05 – Compra-me um Revólver 
O filme traz uma visão distópica de um México controlado inteiramente por cartéis, no qual as mulheres estão desaparecendo. Uma jovem usa uma máscara para esconder sua identidade e ajudar o pai a cuidar de um campo de beisebol frequentado pelos traficantes. Certo dia, ao acordar, a menina precisará lutar pela sua própria vida.  

Confira abaixo a lista dos complexos Cinépolis que participarão da Caixa de Pandora:  

São Paulo -Cinépolis JK Iguatemi  
Barueri – Cinépolis Iguatemi Alphaville  
Bauru – Cinépolis Nações Bauru  
Campinas – Cinépolis Campinas Shopping  
Guarulhos – Cinépolis Parque Maia  
Jundiaí – Cinépolis Jundiaí Shopping  
Sorocaba – Cinépolis Iguatemi Esplanada Sorocaba  
Ribeirão Preto – Cinépolis Iguatemi Ribeirão Preto  
São José do Rio Preto – Cinépolis Iguatemi São José do Rio Preto  
Rio de Janeiro – Cinépolis Lagoon São José – Cinépolis Continente Park  
Uberlândia – Cinépolis Center Shopping Uberlândia  
Curtiba – Cinépolis Pátio Batel  
Caxias do Sul – Cinépolis San Pelegrino  
Santa Maria – Cinépolis Praça Nova  
Olinda – Cinépolis Patteo Olinda  
Macapá – Cinépolis Amapá Garden  
João Pessoa – Cinépolis Manaíra Shopping  
São Luis – Cinépolis São Luís Shopping  
Natal – Cinépolis Natal Shopping   
Belém – Cinépolis Boulervard Belém  
Manaus – Cinépolis Millennium  
Salvador – Cinépolis Bela Vista  
Teresina – Cinépolis Rio Poty  
Fortaleza – Cinépolis RioMar Fortaleza  

Anúncios