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Admito que nunca fui de Carnaval e nem na adolescência isso me atraía. Mas já aproveitei o feriado prolongado viajando e sei que de um jeito ou de outro a gente se envolve na maratona de folia.

Um exemplo foi dois anos atrás, quando fomos para Minas Gerais e nos deparamos com um carnaval de rua fora de série em BH e um pós carnaval gostoso nas ruas das cidades históricas. Como optamos por ficar em hotéis (geralmente nós alugamos casas no AirBnB), tivemos que comer fora e a “ressaca” foi pesada depois de duas semanas desregradas!

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Como agora a minha cidade tem uma crescente folia de rua, nem ficando por aqui acredito que vou descansar totalmente!

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Daí recebi umas dicas da assessoria da Consultoria Fitness Waltão Abreu e achei legal trazer para o blog.

As ações simples que podemos ter com a alimentação e hidratação são da nutricionista Tássia Vivian:

Evitando a ressaca!

– A escolha certa dos alimentos garante mais energia, disposição e pode até amenizar os sintomas da ressaca no dia seguinte. A ingestão de água é determinante para manter o organismo bem hidratado. A bebida alcoólica causa desidratação, portanto devemos sempre consumir água junto com o álcool. A ingestão inadequada de água é uma das principais causas da ressaca. Hidrate-se antes, durante e depois a ingestão de bebida alcoólica.

E se a ressaca vier mesmo assim? 

– Ao contrário do conhecimento popular, o melhor jeito de amenizar a ressaca não é continuar bebendo. A alimentação pode ser uma forte aliada após a folia, já que alguns alimentos podem aliviar os sintomas da ressaca.

O que comer para aguentar as longas horas de festas?

– É importante se alimentar bem antes dos blocos para garantir energia suficiente durante a festa, e não ficar em jejum durante as horas de folia. Invista em lanches com recheios proteicos, como ovos, atum ou frango desfiado, vitaminas de frutas com aveia e barras proteicas de boa qualidade.
No dia seguinte… 

– A alimentação após um dia de folia deve ser leve, de forma a não sobrecarregar ainda mais o organismo. Evite queijos amarelos e frituras e não exagere nos remédios. Repouse com a luz apagada para garantir o bom descanso. Consuma bastante água também no dia seguinte. Invista em água de coco, sucos naturais com gengibre (sem açúcar), legumes e verduras, cereais integrais, ovo, oleaginosas, abacate e chás, como de hortelã e boldo.