Quantas vezes você começou a planejar uma viagem e nem sabia para onde ir com o dinheiro e o tempo que tinha disponível?

Perdeu tempo pensando, por exemplo, se vale a pena ir para Minas em janeiro ou se daria para comemorar o aniversário de casamento no Hawaii em fevereiro.

Tá, algumas coisas, como as condições meteorológicas, a gente saca e desiste. Chove muito em Minas Gerais em janeiro e fevereiro é uma época péssima nos mares do Havaí.

Mas depois que você descobre onde não ir, como decidir se seu destino tem o melhor custo benefício?


Descobri uma plataforma que faz alguns cálculos para ajudar a decidir o destino.

Quanto Custa Viajar é uma ferramenta que informa os preços atualizados dos principais custos de uma viagem, mas não emite reservas ou venda de passagens/entradas.

Num teste rápido que fiz já achei interessantes os resultados.

Coloquei dados meio aleatórios: 5 dias livres, em abril (baixa temporada, mas de clima ameno na maior parte do mundo, orçamento de 2550 reais.

O resultado?


Eu poderia ir para Porto de Galinhas, Gramado, Jericoacora, mas também Lima, Bogotá e Mendoza. Os destinos domésticos eram quase infinitos (pelo valor e tempo), mas gostei das possibilites internacionais estarem ali também.

Uma vantagem foi que o total traz passagens aéreas, hotel, alimentação, transporte, atracões e atividades. Achei bem útil para destinos que não conhecemos em detalhes (como Cartagena) e me ajudou a ter noção da qualidade das informações, comparando com locais onde já estive (como Punta del Este).

Enfim, recomendo, mesmo antes de ter testado fazer a pesquisa e completar uma viagem usando os insights. Se você já viajou usando as dicas, conte para nós. 

😉

Destaques da plataforma:

  • Além de mostrar os gastos diários de mais de 100 destinos internacionais, o site permite pesquisar os custos de acordo com o seu perfil (mochileiro, econômico ou confortável).
  • Para chegar ao gasto diário, o site inclui os preços das principais atrações turísticas, os custos médios com transporte e hospedagem na cidade e as despesas com refeições.
  • Os valores são pesquisados pela própria equipe do “Quanto Custa Viajar” em blogs e sites turísticos. Informações enviadas por leitores também são usadas para a formação dos preços.
  • O site também mostra os custos médios das passagens aéreas a partir de dados coletados nos sites Decolar.com, Submarino e E-destinos.

Sobre o site: Quanto custa viajar foi lançado em dezembro de 2014 por Fabio Yamahira, a partir de uma necessidade pessoal. O projeto foi apresentado aos amigos Igor Pucci e Amanda Santiago no final de 2013 e juntos os três desenvolveram a plataforma. Os três sócios são de Curitiba e já possuíam experiência na área de desenvolvimento de sites.