Esfriou e seu nariz já sentiu? O ar seco e poluído das grandes cidades acaba com seu olfato? A entrada da primavera te deixa com o rosto inchado de tanta alergia respiratória?

Será que é rinite ou sinusite?

Esfriou e seu nariz já sentiu? O ar seco e poluído das grandes cidades acaba com seu olfato? A entrada da primavera te deixa com o rosto inchado de tanta alergia respiratória? Será que é rinite ou sinusite?

Muitas vezes confundidas, a rinite e sinusite são doenças que precisam de cuidados específicos.

“Você já sentiu o nariz obstruído (entupido), ardendo, escorrendo e com dor de cabeça? Qual a primeira coisa que você pensa? Sinusite? Saiba que estes sintomas são bem mais comuns em rinites. Isto mesmo, rinite!”

Quem reforça essas diferenças é a médica otorrinolaringologista Gabriela Robaskewicz Pascoto.

Para ela é fácil, mas como nós podemos identificar?

A rinite é a inflamação da mucosa do nariz e desencadeia o inchaço (edema) desta mucosa (e assim entope o nariz), coriza (nariz escorrendo).

Sintomas como dor de cabeça e olhos inchados também são comuns.

O que desencadeia a rinite?

Diferença de temperatura e humidade do ar, fumaça, cheiros fortes, e para aqueles que são alérgicos, o contato com pó, ácaros, fungos, pólen e pelos de animais.

Esfriou e seu nariz já sentiu? O ar seco e poluído das grandes cidades acaba com seu olfato? A entrada da primavera te deixa com o rosto inchado de tanta alergia respiratória? Será que é rinite ou sinusite?

A sinusite é a infecção da mucosa dos seios paranasais (seios da face).

A clássica sinusite bacteriana aguda pode ocorrer após episódios fortes de rinite ou resfriados, onde há demora para a cura e a secreção nasal persiste além de uma semana, ficando mais grossa, amarelada (ou esverdeada), e até com odor fétido.

Peso na face e dor de cabeça também podem ocorrer. É importante salientar que existem outros tipos de sinusites e que o otorrinolaringologista é o profissional adequado para investigação e tratamento.

Mas é claro que a confusão entre rinite e sinusite não é apenas falta de informação. Existe realmente uma área de interseção entre elas. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal. A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite. A rinite, na maioria das vezes, não tem cura, mas a sinusite sim. Em alguns casos é preciso recorrer a intervenção cirúrgica, mas é possível obter a cura até para a sinusite crônica.

E para quem quer saber mais, indico também um livro super prático:  “Ouvidos, nariz e garganta – Cuidados e curiosidades” do Dr. Jamal Azzam. Recomendo o livro para quem é curioso, para quem gosta de saber mais e quem busca informações confiáveis. A obra aborda praticamente tudo o que você deve saber, o que fazer e como fazer. Também discute alguns assuntos polêmicos, como erro médico, segunda opinião e o uso de ferramentas como Google e WhatsApp.

dicas para sobreviver ao clima seco - e melhorar de rinite bronquite sinusite
Veja também: Dicas para sobreviver ao clima seco.
como vai o seu nariz - problemas respiratorios podem acarretar lesões permanentes
Leia também: Problemas respiratórios podem causar danos permanentes à saúde.